NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 21 de Outubro de 2020
AMBIENTE
Sábado, 19 de Setembro de 2020, 15h:00

DESTRUIÇÃO DO BIOMA

Incêndios já tomam quase metade das terras indígenas no Pantanal

Dados indicam que parte das queimadas começou em terras privadas; índios relatam que “fogo veio de fora” e “destruiu tudo”

Da Redação
Mayke Toskano/Secom-MT
Dados do satélite indicam que os focos de incêndio surgiram e se multiplicaram primeiro em propriedades privadas para depois tomar as TIs

Um levantamento da Agência Pública, a partir de dados de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aponta que, apenas em setembro, 164 focos de incêndio avançaram sobre terras indígenas (TIs) no Pantanal.

Mais de 200 focos do fogo, só em agosto.

Quase metade das áreas indígenas regularizadas na região já enfrenta queimadas - que têm cercado aldeias, destruído casas e plantações e levado a internações por problemas respiratórios, conforme reportagem do jornal espanhol El País.

A apuração, que analisou todos os focos de incêndio registrados no Pantanal em 2020, revelou que o número começou a aumentar no final de julho, mas explodiu em agosto e setembro - 72% dos focos do ano ocorreram apenas nesses meses. 

Os dados de satélite revelam também que, em alguns dos locais que mais sofreram com as queimadas, os focos de incêndio surgiram e se multiplicaram primeiro em propriedades privadas para depois tomar as TIs.

Além disso, parte do fogo teve início em áreas de reserva legal e de mata nativa de donos de terra, que são protegidas por lei e devem ser preservadas.

Leia AQUI a reportagem do El País.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
MT terá eleições simultâneas para vereador, prefeito e senador? Você já escolheu seus candidatos?
Sim
Não
Vou anular os votos
Nenhum dos candidatos presta
PARCIAL