NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quinta-feira, 29 de Outubro de 2020
BRASIL
Terça-feira, 22 de Setembro de 2020, 00h:30

ELEIÇÕES - DEBATE

Com pandemia, Globo cancela entrevistas e impõe limite de 4 candidatos em debate no 1º turno

Da Folhapress - São Paulo

 A Globo informou que limitará para quatro o número de candidatos que participarão dos debates organizados pela emissora na eleição municipal de 2020. Em comunicado interno, a TV líder de audiência no país diz que o critério para a escolha dos convidados será a posição na pesquisa eleitoral mais recente (Ibope ou Datafolha).
A medida foi tomada devido a pandemia do novo coronavírus, segunda a empresa. Pelo mesmo motivo, entrevistas no estúdio com candidados foram canceladas.
"No planejamento para cobrir as eleições municipais, acreditou-se que o país chegaria a outubro com taxas de contágio sob controle, o que, infelizmente, não ocorrerá", diz a nota da emissora .
A Globo cita o exemplo de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, onde há dez ou mais candidatos. Com isso, no formato usado até a última eleição, haveria mais de 200 pessoas no estúdio, incluindo políticos, seus assessores e funcionários da televisão.
"Não há protocolo sanitário que garanta a saúde aos profissionais da Globo e aos candidatos", diz a nota.
Os debates, com os quatro primeiros colocados, só serão realizados se houver acordo entre os partidos. "A Globo vai lutar por esse acordo. O debate de segundo turno permanece com a data prevista", afirma.
Historicamente, o debate da Globo é o último realizado antes da eleição, na semana anterior à votação. O primeiro turno deste ano será no dia 15 de novembro.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
MT terá eleições simultâneas para vereador, prefeito e senador? Você já escolheu seus candidatos?
Sim
Não
Vou anular os votos
Nenhum dos candidatos presta
PARCIAL