NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Sábado, 15 de Agosto de 2020
BRASIL
Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019, 09h:23

MEIO AMBIENTE

Em carta, 52 ONGs se dizem ultrajadas por Bolsonaro

FILIPE OLIVEIRA
Da Folhapress - São Paulo

Cinquenta e duas organizações da sociedade civil reagiram a fala do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que afirmou na quarta (21) que ONGs podem estar por trás de queimadas na Amazônia.
Em carta aberta entregue no Palácio do Planalto, essas organizações, que fazem parte do Pacto Pela Democracia, dizem receber com indignação as falas do presidente e que Atribuir a terceiros a autoria de eventos pelos quais se é responsável é uma prática tão comum quanto nefasta.
O texto, assinado por entidades como 342 Amazônia, Atados, Bancada Ativista, Fundação Tide Setubal. Instituto Alana, Idec e Instituto Ethos, Também afirma que o presidente tem como dever constitucional proteger o ambiente.
Segundo o texto, a fala de Bolsonaro dificulta a atuação das organizações e coloca em risco a vida de ativistas.
"Infelizmente, ela parece seguir a trilha de quem também declarou o desejo de varrer do Brasil todos os ativismos", escrevem as organizações.
Ricardo Borges Martins, coordenador-executivo do Pacto pela Democracia, diz que as declarações do presidente estão equivocadas ao colocar as organizações como inimigas do interesse público.
"Infelizmente isso tem sido frequente, o que revela um entendimento do presidente de que a sociedade civil não tem muito a contribuir, atuaria apenas para minar o seu governo, o que é um entendimento torpe. A sociedade civil está para ajudar governos a trabalhar políticas para o bem público."
Segundo Borges, as falas de Bolsonaro criam na sociedade um sentimento e uma opinião contrária as organizações, prejudicando suas atividades. "As falas do presidente tem repercussão. Ele não pode fazer acusações sem fundamento."


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
O Brasil já ultrapassou as 100 mil mortes pela Covid-19. Para você, quem tem culpa?
O presidente Jair Bolsonaro
Os governadores
Os prefeitos
Ninguém. A doença é incontrolável
PARCIAL