NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2021
CIDADES
Quarta-feira, 06 de Janeiro de 2021, 00h:00

#adiaEnem

Estudantes pedem novo adiamento do Enem

Da Reportagem

Desde ontem (05), os inscritos na versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já podem conferir os horários e os locais da prova. No mesmo dia, ganhou força nas redes sociais a hashtag #adiaEnem, movimento que tem a adesão da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), alunos e internautas. Eles pedem novo adiamento do Enem.

Em Mato Grosso, 101.719 pessoas se inscreveram para o exame, que terá as provas realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro na versão impressa e, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro próximo, por meio da plataforma digital. Desse total, 2.819 inscritos participarão do formato digital, a ser realizado pela primeira vez. Os demais (98.900) farão a prova impressa. Em todo país, 5.783.357 inscrições foram confirmadas, sendo que 96.086 farão a prova pela nova modalidade.

Contudo, a avaliação dos representantes estudantis é de que no contexto atual em que ainda não há vacinação contra a Covid-19 no país, a realização da prova nas datas marcadas poderá gerar riscos. “Num contexto em que ainda não há vacinação contra Covid-19 no país, a avaliação de entidades estudantis é de que a realização da prova nas datas marcadas poderá gerar riscos à saúde e mortes”, postou a Une em suas redes sociais. O assunto esteve entre os mais comentados no Twitter.

A Ubes destacou ainda que vários estudantes não tiveram acesso à internet para estudar, evidenciando ou aumentando a desigualdade educacional, a alta no número de casos da doença e o fato do Ministério da Educação (Mec) não ouvir os estudantes sobre a realização da data do exame. Em meados do ano passado, o Mec chegou a realizar uma enquete sobre a nova data. A maioria preferia que a prova fosse realizada em março, mas houve a alegação da necessidade de ajuste do calendário com as universidades do país, o que teria forçado a antecipação do exame.

O cartão dos participantes no formato digital estará disponível em 15 de janeiro. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as informações sobre os locais estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição, que pode ser acessado na Página do Participante. Até as 10h30 desta terça, o Inep registrou mais de 500 mil acessos aos cartões. O documento contém o número de inscrição de cada participante e, apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o inscrito o leve nos dias de aplicação.

O cartão também registra que o participante deve contar com determinado atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. É importante lembrar que, para acessar a Página do Participante, o inscrito deve, obrigatoriamente, cadastrar-se no portal do governo federal, no endereço eletrônico acesso.gov.br.

 


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
Qual o melhor modal de transporte público para Cuiabá e VG?
Prefiro o VLT
O BRT é melhor
Nenhum dos dois
Deveriam melhorar o atual sistema de ônibus
PARCIAL