NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 25 de Novembro de 2020
CIDADES
Sexta-feira, 20 de Novembro de 2020, 00h:00

SISTEMA PENITENCIÁRIO

Ministro da Justiça inaugura ala penitenciária em Cuiabá

Da Reportagem

O sistema penitenciário de Mato Grosso passa a contar, a partir de hoje (20), com mais de 430 vagas. A estrutura faz parte do raio 6 da Penitenciária Central do Estado (PCE), que fica em Cuiabá, e será inaugurada pelo governador Mauro Mendes. Também está prevista a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça. A obra, segundo o governo, foi concluída em tempo recorde de 45 dias.

A ala de mais de 1.500 metros² teve custo de R$ 9,7 milhões e vai aumentar a capacidade da unidade para mais 432 vagas, reduzindo o déficit carcerário no Estado. A construção é um dos itens para cumprimento do termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Defensoria Pública, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O novo raio da unidade foi construído por um sistema de pré-moldado. A vantagem deste tipo de obra é relacionada à qualidade, segurança e o tempo necessário para a construção. O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, também deverá estar presente à inauguração para conhecer a tecnologia empregada na obra da PCE. Secretários de Estado e autoridades de diversos poderes também participarão do evento.

Com o compromisso de criar cerca de 4 mil vagas nas unidades penitenciárias, o Estado fez a entrega recente do Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, o que gerou um aumento de 1.008 vagas no sistema. O Estado ainda deve criar três unidades para cumprimento de pena no regime semiaberto a serem definidas entre as cidades de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Água Boa, Cáceres ou Barra do Garças, cada uma com capacidade para 400 reeducandos.

 


1 COMENTÁRIO:







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.

Carlos Awire  20-11-2020 13:30:02
É um absurdo escolherem o dia da consciência negra para essa inauguração!

Responder

0
0



ENQUETE
Você acha que o Cuiabá Esporte Clube tem chance de acesso à Série A do Brasileirão?
Sim
Não
Ainda falta estrutura
Precisa investir no elenco
PARCIAL