NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Domingo, 29 de Novembro de 2020
CIDADES
Terça-feira, 20 de Outubro de 2020, 15h:10

OUSADO

Recuperada, onça-pintada volta para o Pantanal em MT

O animal foi tratado por quase 40 dias até se recuperar das queimaduras sofridas em decorrência do fogo em Porto Jofre

JOANICE DE DEUS
Da Reportagem
'Ousado' foi devolvido à natureza, no Pantanal

Voltou para a natureza, nesta terça-feira (20), a onça-pintada que se tornou símbolo dos impactos causados pelos incêndios no Pantanal, em Mato Grosso.

O animal foi tratado por quase 40 dias até se recuperar das queimaduras sofridas em decorrência do fogo em Porto Jofre, que fica em Poconé (100 km ao Sul de Cuiabá).

Batizado de Ousado, o felino ficou no Instituto de Preservação e Defesa dos Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Processo de Extinção (Nex), em Corumbá de Goiás (GO). Lá, passou por um tratamento inédito envolvendo ozônio e laser, além de pomadas homeópatas que também auxiliaram na recuperação. O animal foi transportado até Porto Jofre-Pantanal de carro e depois de barco até o local onde foi resgatado.

Uma equipe do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio) foi responsável por buscar e realizar soltura do animal. A partir desse momento, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap/ICMBio) fará o monitoramento da onça por meio de uma coleira com GPS. O acompanhamento servirá para verificar o desenvolvimento do bicho e para garantir que ele voltará a se sentir confortável na natureza. 

Enquanto esteve na ong, a onça ganhou nove quilos e já caminhava sem curativos nas “almofadinhas” das patas que sofreram queimaduras severas. Bem alimentado, ficou forte. Para a presidente do Instituto Nex, Cristina Gianni, a responsabilidade foi imensa. “Quando chega um dia como hoje, de vê-lo sair daqui recuperado para voltar para sua vida, não sei descrever a emoção que a gente sente”, disse à imprensa local.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
Você acha que o Cuiabá Esporte Clube tem chance de acesso à Série A do Brasileirão?
Sim
Não
Ainda falta estrutura
Precisa investir no elenco
PARCIAL