NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Sábado, 04 de Julho de 2020
CIDADES
Quarta-feira, 03 de Junho de 2020, 07h:45

FLEXIBILIZAÇÃO NO COMÉRCIO

Shoppings centers reabrem nesta quarta com várias restrições

Estabelecimentos comerciais assinam termo sobre o que devem cumprir para inibir a propagação da Covid-19

Da Redação
Divulgação
As atividades varejistas do setor voltam ao funcionamento com dias e horários alternativos

Nesta quarta-feira (3), as atividades varejistas dos shoppings centers de Cuiabá voltam ao funcionamento com dias e horários alternativos.

Conforme o plano estratégico definido pela Prefeittura, o Pantanal, o Goiabeiras, o Três Américas e o Estação Cuiabá retornam com horário de atendimento de segunda-feira a sábado, das 14 às 22h, e o sistema delivery operando de segunda-feira a domingo, das 10 às 22h.

Para o Shopping Popular, no bairro do Porto, o horário estabelecido é de segunda a sábado, das 9 às 17h.

A Prefeitura de Cuiabá formalizou um Termo de Compromisso com os representantes dos shoppings centers e do Shopping Popular.

O documento foi assinado na terça-feira (2) e institui obrigações que os estabelecimentos comerciais devem cumprir para minimizar os efeitos da propagação do novo coronavírus (Covid-19).

“Temos que conviver com vírus, redobrar a atenção e seguir, de forma rigorosa, todas as medidas de biossegurança. Esse é o segredo e é esse compromisso que cada estabelecimento está assumindo. Nossa equipe de fiscalização irá averiguar o cumprimento das medidas, mas, acima de tudo, contamos com o apoio e colaboração de cada empresário”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro. 

Para ambas as atividades, o Decreto nº 7.929 determina que, até o dia 30 de junho, a lotação máxima permitida é de 30% da capacidade total dos espaços.

Após essa data, será permitido o funcionamento com 50% da capacidade.

Caso o limite seja ultrapassado, as portarias, bem como os acessos ao estacionamento, devem ser fechados, até que a saída de pessoas justifique as novas entradas.

Além disso, no Shopping Popular de Cuiabá, o funcionamento ocorrerá mediante a limitação de abertura de 50% do boxs, com alternância de datas, a fim de possibilitar que todos os empreendimentos funcionem em dado período de tempo.

Da mesma forma, as praças de alimentação dos shoppings centers, que retornam somente no dia 9 de junho, também deverão reduzir em 50% o número de mesas ofertadas. 

OUTRAS MEDIDAS 

- Controle do fluxo de entrada e saída de pessoas, respeitado o distanciamento mínimo de 1,5m , bem como aferição de temperatura corporal dos clientes na entrada do estabelecimento;

- Demarcação (sinalização) no piso, com fita de auto adesão ou produto similar, nos locais em que exigem a formação de filas;

- Uso obrigatório de máscara de proteção, pelos funcionários, colaboradores, prestadores de serviço e clientes;

- Oferta permanente de álcool em gel 70%, espalhados pelas dependências do empreendimento;

- Realização de desinfecção das áreas comuns via sistema de borrifamento a cada 48 horas; 

- Suspensão do serviço de disponibilização de cadeiras de rodas e carrinhos de bebê aos clientes;

- Diminuição de número de banheiros ofertados ao público, garantida a permanência de um funcionário fixo no local, bem como a desativação de pias e mictórios com distância inferior a 1,5 metro. 

A suspensão do funcionamento desse segmento comercial foi uma das medidas adotadas pela Prefeitura de Cuiabá, como forma de inibir a proliferação do contágio do novo coronavírus (Covid-19).

Agora, o setor volta ao funcionamento, com base em dados técnico-científicos e indicadores que garantem a segurança necessária para o desenvolvimento das atividades, seguindo os cuidados primordiais para a preservação da saúde pública.  

BARES E RESTAURANTES - Em relação aos bares, restaurante, lanchonetes e congêneres, a retomada acontece a partir do dia 8 deste, e o funcionamento será de terça a domingo (e feriados), das 11 às 15h para almoço, e das 18h30 às 23h para jantar.

Os estabelecimentos também deverão adotar medidas como controle do fluxo pessoas, distanciamento mínimo de 1,5 metro de uma pessoa para outra, distanciamento mínimo de 2 metros entre as mesas, e desinfecção das mesas e cadeiras, antes e após cada utilização.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
O que você achou da decisão da Justiça de decretar lockdown em Cuiabá e VG?
Acertada
Demorou
Antes tarde...
Tanto faz
PARCIAL