NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 10 de Agosto de 2020
CUIABÁ URGENTE
Domingo, 19 de Julho de 2020, 10h:14

AGRONEGÓCIOS

FAO prevê queda nos preços das commodities em dez anos

Da Redação

Os preços reais das commodities agrícolas deverão declinar nos próximos dez anos no mercado internacional em razão do menor crescimento da demanda e do aumento da eficiencia no setor.

Essa uma das principais conclusões do relatório “Perspectivas Agrícolas 2020-2029”, publicado esta semana pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pela Agência da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO).    

Mas, ainda segundo o trabalho, a pandemia de covid-19 e a consequente contração economica mundial em 2020, prevista em 6%, poderá reforçar a pressão baixistas sobre as commodities agrícolas e deixar os mercados expostos a um choque sem precedentes.

Para OCDE e FAO, as crescentes incertezas provocadas pelo novo coronavírus turvaram as perspectivas para a agricultura no médio prazo, já que todos os elementos do sistema alimentar estão sendo atingidos — da produção primária à demanda intermediária, passando por transformação, comércio e logística.  

A situação poderá até piorar se houver uma segunda onda de infecções, observou o secretário-geral da OCDE, Angel Gurria. Um primeiro cenário traçado mostra que a covid-19 “poderia submeter os mercados a um choque sem precedentes.

Nesse cenário, os preços agrícolas caem fortemente em seguida à contração da renda disponível por causa da pandemia, sobretudo nos países de baixa renda”.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
Como você vê as acusações entre Mauro Mendes e Emanuel Pinheiro sobre o caos na pandemia?
O governador é o culpado
O prefeito da Capital também tem culpa
Essa briga prejudica as ações de combate à Covid-19
É uma disputa político-eleitoral
PARCIAL