Segunda feira, 18 de novembro de 2019 Edição nº 15346 09/11/2019  










Anterior | Índice | Próxima



Extremismo

Sempre surfando na onda bolsonarista, o deputado federal José Medeiros (Podemos) manifestou apoio ao jornalista Augusto Nunes, que deu um soco no norte-americano Glenn Greenwald, na quinta (7), durante o programa Pânico, da Jovem Pan. Na prática, fez apologia à violência.



Vaza Jato

No site The Intercept Brasil, Greenwald vazou diálogos de integrantes da força-tarefa da Lava Jato que revelariam suposto esquemas para favorecer a eleição de Jair Bolsonaro. Medeiros também é devoto do ministro Sérgio Moro (Justiça). Augusto Nunes é bolsonarista de carteirinha.



Passado...

Acostumado a assinar sentenças e ser considerado um “linha dura”, o ex-juiz federal Julier Sebastião, ultimamente, tem vivido, digamos, o reverso da medalha. Nesta semana, ele foi condenado pela Justiça Eleitoral por crime de injúria em propaganda eleitoral, em 2016.



...e presente

Julier chamou o então candidato a prefeito de Cuiabá pela Rede, Renato Santana, de “laranja”. O ex-magistrado chegou ao terceiro recurso nesse processo e, por isso, o juiz Márcio Fidélis o condenou por litigância de má fé. A pena não dói tanto: um salário mínimo e meio de multa.



Currículo

Em 2015, Julier, que hoje é advogado, foi acusado pelo MPF de ter usado o cargo na 1ª Vara Federal de MT para proferir decisão a favor de empreiteiras ligadas às obras do polêmico VLT. Ele teve bens sequestrados. O sonho do ex-juiz é ser prefeito de Cuiabá.



Top Secret

Entre quarta (6) e quinta-feira (7), o governador Mauro Mendes (DEM) reuniu todo o staff do Palácio Paiaguás. Jornalistas não tiveram acesso. Os secretários tampouco vazaram o teor do encontro. Teria sido uma reunião ampliada para avaliar os 300 dias de Governo.



2ª Instância

Nesta semana, o senador Lasier Martins (Podemos-RS) entregou ao STF carta com a assinatura de 43 senadores favoráveis à prisão na 2ª instância. Faltaria o apoio de seis para a PEC passar no Senado, antes de ir à Câmara. De MT, só Selma Arruda (Podemos) assinou.



Mais um

A Justiça mandou bloquear R$ 1,9 milhão das contas dos ex-deputados José Riva e Humberto Bosaipo e mais quatro pessoas. A ação, proveniente da Operação Arca de Noé, tem como foco cheques emitidos pela ALMT em favor da empresa S.N. de Siqueira, que nunca existiu.



“Globo Lixo”

Selma Arruda (Podemos), ao que parece, aderiu à campanha contra a Globo. Em artigo, a senadora defende que o presidente Jair Bolsonaro “coíba os abusos da Rede Globo e de outras mídias que, diariamente, denigrem sua imagem. Tudo orquestrado por esse grupo criminoso”.



Guerra

“(...) Fake news, manifestações agressivas nas redes e mal-entendidos estremecem o clima político nacional. Estamos diante de uma iminente guerra híbrida. E, por outro lado, a possibilidade do fortalecimento interno da esquerda, com a soltura de Lula”, observa Selma.



....................



DEM ao quadrado

“Existem dois ‘DEMs’: o majoritário e que quer me apoiar, caso eu saia candidato à reeleição; e o que está buscando candidatura própria e tem uma postura mais de oposição a uma candidatura que ainda nem foi decidida”. Do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), em entrevista, sobre um suposto racha no partido do governador Mauro Mendes, em relação à disputa pelo Palácio Alencastro, em 2020.



....................



Os “loucos”

Para EP, o DEM majoritário é a ala comandada pelo senador Jayme Campos, pelo ex-governador Júlio Campos e pelo presidente da Assembleia, Eduardo Botelho. Segundo ele, essa parte da legenda governista “está louca para se declarar a Emanuel Pinheiro”.



Etiqueta

"(...) Se existe arapongagem neste país, é dentro dos Gaecos. Mas a culpa é do cabo. Cadê o Paulo Prado? Cadê o Pedro Taques?" Do advogado Eurolino Reis, que fez a defesa do cabo PM Gérson Correa, acusado de integrar um esquema de escutas clandestinas no Governo passado.



Via 2020

Comandado pelo deputado José Medeiros, o Podemos planeja lançar candidatos nos principais polos de desenvolvimento de MT. Em Cuiabá, está decidido que o candidato será o vice-prefeito da Capital, Niuan Ribeiro. Em Sinop (Nortão), o médico e suplente de senador Jorge Yanai.



Na base

Em Rondonópolis (Sul), principal base de Medeiros, o Podemos planeja lançar um nome próprio à sucessão de Zé do Pátio (SD). No momento, o partido integra um bloco que sinaliza apoio à pré-candidatura do ex-deputado federal e ex-prefeito Adilton Sachetti (Republicanos, ex-PRB).



Silêncio

Jair Bolsonaro orientou seus ministros a se calarem sobre a decisão do STF que levou à soltura de Lula. A decisão foi tomada antes da votação no Supremo, na quinta (7). Tampouco o presidente e os ministros devem se posicionar sobre a saída do ex-presidente da cadeia.



O campo...

Em meio ao abalo na imagem do Brasil causado pelos incêndios da Amazônia, criadores de gado do Araguaia (Leste de MT) criaram uma associação nacional para gerar valor à pecuária sustentável. A entidade é encabeçada pela empresária Vivien Suruagy.

...se movimenta

Os pecuaristas querem provar que a atividade integrada à lavoura e à floresta é altamente sustentável, não poluidora, e pode dar valor à cadeia da carne. Há um forte temor do setor de sofrer boicotes de países importadores, sobretudo, da Europa, segundo o Estadão.



Anterior | Índice | Próxima

Comentários Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto




18:15 Estado adia para 2020 decisão sobre VLT
18:15 BOA DISSONANTE
18:14 A vitória da Bandeira Nacional
18:14 Costumes cuiabanos I
18:13 Mais pragmatismo, menos ideologia


18:13 Renovar é preciso
18:13 Rotatória do círculo militar
18:12 As five: spin-off de Malhação: viva a diferença vai acompanhar chegada da Geração Z à vida adulta
18:12
18:11 Novo livro de Bela Gil tem receitas até com casca de banana
Cuiabá
Min: 18°
Max: 36°

TOPO | PRIMEIRA PÁGINA | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADES | POLÍCIA | ESPORTES
BRASIL | MUNDO | DC ILUSTRADO | CUIABÁ URGENTE | EDITORIAIS | ARTIGOS | AZUL | TEVÊ | E-MAIL
Diário de Cuiabá © 2018