Quinta feira, 12 de dezembro de 2019 Edição nº 15351 19/11/2019  










JR TRINDADE Anterior | Índice | Próxima

Renovar é preciso

O eterno Rei do Futebol Edson Arantes do Nascimento (Pelé) vestiu primeira vez a camisa da Seleção Brasileira aos 16 anos em um jogo em que o Brasil venceu a Argentina por 2a1 e fez um dos gols em um jogo amistoso. No ano seguinte, aos 17 anos Pelé é campeão mundial. O segundo melhor jogador de futebol de todos os tempos, o eterno Garrincha, era um pouco mais velho, também campeão mundial aos 18 anos. Isso prova que o técnico da Seleção Brasileira, Tite, ou é burro, ou é teimoso. Naquele tempo, nem os times, muito menos a Seleção possuíam os privilégios tecnológicos como hoje existem hoje, com fisiologistas, analistas de sistema, médicos para todos os tipos de lesões e até profissionais em gastronomia para bem alimentar os jogadores. Naquele tempo a Seleção, além dos jogadores, a Seleção só levava para campo o técnico, o massagista e o roupeiro e todos os jogadores, sem exceção jogavam em times brasileiros.

A minha análise sobre o futuro da Seleção Brasileira, é que o técnico, não pode ser mais o Tite, como não poderiam ser Dunga e Felipão, pois usaram os mesmos sistemas, tático, técnico e a convocação de jogadores, verdadeiros talentos, que ficaram de fora na Copa de 2010, como o então menino Neymar, com apenas 16 anos, junto com o Ganso, com 18 anos. Os dois abalaram o futebol brasileiro jogando pelo Santos, de Santos, em São Paulo (SP). Dunga não os convocou porque eram ainda muito jovens e não tinha experiência e precisavam amadurecer.

Na Copa do Mundo de 2018, o Tite não levou os maiores talentos do Brasil, mesmo sabendo que aqueles jogadores que ele estava levando já estavam em fim de carreira e ainda por cima levaram a maior goleada que a Seleção Brasileira já levou em uma Copa do Mundo, quando perdeu de 7ª1 para a seleção da Alemanha na Copa do Mundo de 2014. Passada a besteira e a burrice que vez, quando o Brasil não chegou nem às semifinais, Tite volta a convocar quase os mesmos jogadores das últimas três Copas perdidas tragicamente pela burrice ou teimosia de seus técnicos. Mesmo assim, enfrentam seleções apenas da América do Sul, que pareciam não estar muito interessados nas vitórias e na conquista, o Brasil vence até com relativa facilidade a Copa América.

E como tudo parecia bem, Tite segue convocando e escalando jogadores, a maioria "estrangeiros", deixando de lado verdadeiras joias raras do nosso futebol. Mas as coisas, para revolta da nossa torcida, as coisas não tem saído muito bem para o Tite, que depois da Copa América, em quatro jogos, empatou três jogos com seleções sem um mínimo de expressão, e ainda perdeu para o Peru jogando um futebol de baixo nível técnico, sem garra, como se os jogadores convocados estivessem em campo apenas para satisfazer a burrice, a teimosia ou algum tipo de interesse financeiro do Tite.

Os jogadores que atual no futebol brasileiro, principalmente jogadores da base tem sido esquecidos por Tite e pelos outros técnicos, como o Dunga e o Felipão, que comandantes nas Cpoas de 2010 e 2014, simplesmente porque não teriam idade ou experiência para jogar na Seleção Brasileira principal. Na prática, no entanto, a realidade diz que jogador de seleção não importa a idade, principalmente quando o jogador é mesmo um craque e, principalmente se esse jogador veste bem a camisa da Seleção Brasileira. Ou seja, se a camisa não pesa nos outros do atleta, que joga na seleção o mesmo futebol que joga em seus clubes, como aconteceu com Pelé, Garrincha e mais recentemente o Ronaldo Fenômeno e o Ronaldinho Gaúcho.

No jogo contra a seleção da Argentina desta sábado, 16, o Tite teme a coragem de deixar o Rodrygo no bando de reservas, sobe a alegação de que o garoto ainda não estava pronto. Meu DEUS, o menino é hoje o principal atacante do nada mais, nada menos do que o time do Real Madri, onde tem feito gols bonitos e importantes. Tite, a seleção da Alemanha, campeão do Mundo em 2014 era 80% formada por jogadores da base. Deu um show e ainda meteu 7ª1 na nossa Seleção Brasileira. Será que o Tite viu os jogos entre Brasil e França e Brasil e México, quando o Brasil foi campeão mundial Sub-17, quando os garotos do Brasil da idade do Pelé campeão mundial em 1958, deram um show, deram duas viradas espetaculares, não apenas de competência, mas de garra, demonstrando uma maturidade mais aguda de que todos essas jogadores que acabaram de perder para a Argentina.

Portanto senhor Tite, entenda que o momento é de renovação, e renovação é renovação é feita com jogadores nonos, jovens, com talento, é não com atletas velhos, que já atuaram em outras Copas, não renderam nada e ainda foram derrotados, e alguns deles humilhados. Chega de Thiago Silva, de Chega de David Luiz, de Fernandinho e tantos outros, que são bons jogadores, mas que para a Seleção Brasileira não servem mais. Tenha coração, ousadia, se o senhor ficar à frente de nosso Esquadrão de Ouro, cinco vezes campeão do Mundo, convoque, primeiro, jogadores que joguem e, principalmente que sejam da oriundos das base dos clubes como Rodrygo, o Vinícius Júnior que hoje jogam no Real Madri da Espanha, e não o Firmino, que nem nome de jogador tem, Willian e tantos outros, principalmente os que atuaram nas últimas três Copas do Mundo pelo Brasil e nada fizeram coma caminha Canarinha. Tite, entenda mais uma vez: renovar é preciso, e urgente, antes que seja tarde.



*J.R.Trindade é jornalista em Cuiabá).



Anterior | Índice | Próxima

Comentários Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto




08:39 Maggi diz que vai se desfiliar para evitar especulações
18:21 Estado encerra parcelamento e paga folha dia 10
18:21 BOA DISSONANTE
18:20 Sabedoria ibérica
18:19 Uma “Honoris Causa” e um notório saber


18:19 A vilã não é a carne
18:18 Desenvolvimento humano estagnado
18:18 Mal necessário
18:17 A gente teve melhorias, diz Taís Araújo 10 anos após ser 1ª negra protagonista
18:17 Artistas estreiam mais uma edição da Mostra de Cenas
Cuiabá
Min: 18°
Max: 36°

TOPO | PRIMEIRA PÁGINA | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADES | POLÍCIA | ESPORTES
BRASIL | MUNDO | DC ILUSTRADO | CUIABÁ URGENTE | EDITORIAIS | ARTIGOS | AZUL | TEVÊ | E-MAIL
Diário de Cuiabá © 2018