Terça feira, 25 de novembro de 2014 Edição nº 10145 07/12/2001  










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Cia. do Alimento muda conceito de marmitaria

Em dois meses, empresa de R$ 300 mil já faz 1,5 mil entregas/dia


Jacqueline Lopes cansou dos cardápios repetitivos e investiu em empresa com menu balanceado
MÁRCIA MARAFON
Da Reportagem

Há dois meses no mercado cuiabano, a Cia. do Alimento desmistificou a marmitaria como comércio de fundo de quintal. Com o investimento de R$ 300 mil e já entregando em média 1,5 mil marmitex por dia, a proprietária da empresa, Jacqueline Heloísa Pereira Lopes, vende comida caseira preparada em cozinha industrial principalmente para empresas. Para tanto, conta com 20 funcionários.

Cansada de “comer de marmita” porque ela própria enjoava do cardápio repetido toda semana, a empresária decidiu abrir uma empresa em que pudesse oferecer um menu variado e balanceado em duas versões - executiva e convencional. “Não fiz pesquisa de mercado, mas como sempre comia fora, sei da necessidade de se oferecer uma boa comida em Cuiabá. Também trouxe algumas idéias, como a estruturação da cozinha, das viagens que fiz aos Estados Unidos”, revela Jacqueline.

De acordo com ela, as vendas já superam as expectativas. “As pessoas buscam neste novo milênio turismo e boa comida, sempre com qualidade total”, defende. Por isso, os alimentos são feitos na medida certa. “Não guardamos e nem reaproveitamos nenhuma comida. Tudo é medido para que não falte nem sobre alimento para servir os clientes”, afirma.

O diferencial da Cia. do Alimento é a apresentação do prato. A comida é servida em marmitex com “divisórias” para que os alimentos não se misturem. Salada e sobremesa, por exemplo, são servidas separadamente. Além disso, os pratos são acompanhados por guardanapo, sachê de tempero e talheres.

O padrão convencional oferece opções mais “reforçadas”, com salada e sobremesa e custa R$ 4,99. O executivo traz uma comida mais sofisticada, como salmão por exemplo, acompanhado por salada e sobremesa, e vendido por R$ 7,99. “Dependendo da negociação com as empresas, os valores são menores”, adianta a empresária.

Para economizar, os alimentos são adquiridos em grande quantidade. As verduras e carnes são compradas direto do fornecedor, diariamente. “Dessa forma, a margem de lucro para o fornecedor é maior, variando muito de empresa para empresa. Em cada uma delas, fazemos uma negociação diferente”, explica Jacqueline.

Há também preocupação com a qualidade do menu. O arroz utilizado nos pratos é parbolizado. “Mesmo sem ser muito popular, esse tipo de arroz tem mais proteínas e é ideal para balancear o cardápio”, afirma.

Para o serviço de entrega, a empresa conta com dois veículos e uma motocicleta. A Cia. do Alimento entrega as marmitex em grande quantidade ou por unidade. Em algumas empresas, como a rede de supermercados Comper, o almoço é servido no sistema self-service.

A empresa é familiar. Jacqueline levou a mãe para a cozinha e é a responsável pelas saladas. A irmã assumiu o setor financeiro e a sobrinha faz o marketing nas visitas às empresas. A divulgação da marmitaria está sendo feito por meio de outdoors e propaganda televisada. Os investimentos com mídia somam R$ 15 mil.

Para garantir a qualidade do alimento a empresa participa do Programa de Segurança no Preparo de Alimentos do Sebrae, que indica os melhores caminhos para que a cozinha fique longe de contaminações. Todos os funcionários que trabalham na preparação da comida usam avental, tocas e máscaras. Além disso, a cozinha é refrigerada.



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Comentários Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto

· Adorei as suas dicas! EU TAMBÉM SOU C  - Maria José De Souza Pires
· me ajudem por favor tenho uma marmitari,  - alessandra
· Adorei as dicas. Estou querendo abrir um  - Brenda
· Dicas para abrir uma marmitaria. Sou lei  - valdir José dos Santos
· Ola Jacqueline! Temos uma marmitaria e  - Maria da Graca Eufrasio
· ola,adorei a entrevista pois estou começ  - lucineide
· ola gostaria de saber se vcs tem o email  - eliana cruvinel

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