NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 11 de Agosto de 2020
ESPORTES
Terça-feira, 07 de Maio de 2019, 01h:50

ATLETISMO

'Bolt brasileiro' veio do futsal e se inspira em João do Pulo

RUBENS LISBOA
Da FolhaPress – São Paulo

O futebol era a sua paixão até os 12 anos, quando ele era goleiro de futsal, torcia pelo Corinthians e ignorava os avisos de sua prima sobre sua aptidão para o atletismo. Mas tudo mudou quando o garoto viu pela TV os Jogos Olímpicos de Pequim, com o ouro olímpico de Maurren Maggi no salto em distância e o fenômeno jamaicano Usain Bolt.

A euforia levou Alexsandro Melo aceitar o convite da fundista Janaína Nascimento e testar o atletismo. Seu primeiro treinador, Fernando Dotan, o apelidou de Bolt devido à velocidade e características físicas do paranaense, que optou pela carreira de velocista no início em Londrina, mas depois trocou para os saltos.

"Assim que o Bolt quebrou o recorde olímpico, eu comecei a treinar e meu técnico me apelidou assim. Eu sou rápido, a minha melhor característica no salto é a velocidade, e com todo mundo me chamando de Bolt, o apelido acabou ficando, mesmo comigo fazendo saltos", explica o atleta de 23 anos.

Ele conseguiu conhecer Usain Bolt em 2015, durante o Campeonato Mundial de atletismo, em Pequim, mas não teve coragem de revelar ao ídolo que é apelidado com o seu nome. "Tive a oportunidade de vê-lo, foi a única vez. Pude ver ele competir e também tirei uma foto com ele, mas não contei, não", lembra o brasileiro, com humor.

Hoje, o 'Bolt brasileiro' se inspira em João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, enquanto treina no estádio da Ponte Grande, em Guarulhos, um dos locais onde treinou durante a carreira o medalhista olímpico e ex-recordista mundial, que teve como melhor marca 17,89 m.

O atleta ainda viveu na região até sua morte, em 1999.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
O Brasil já ultrapassou as 100 mil mortes pela Covid-19. Para você, quem tem culpa?
O presidente Jair Bolsonaro
Os governadores
Os prefeitos
Ninguém. A doença é incontrolável
PARCIAL