NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Sábado, 15 de Agosto de 2020
ESPORTES
Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019, 09h:13

SELEÇÃO-BRASIL

Convite a César Sampaio começa na escola da CBF

A seleção brasileira de Tite, e agora também de Juninho Paulista, trouxe de volta uma prática da Era Dunga: convidar um auxiliar técnico pontual. Mas há uma diferença fundamental nos planos da comissão atual. Se antes o chamado de um “medalhão” tinha aspecto mais motivacional, o intuito agora é fazer uma espécie de processo seletivo para achar o substituto definitivo de Sylvinho.

O ex-volante César Sampaio foi o primeiro escolhido e estará com a delegação nos Estados Unidos, para os amistosos contra Colômbia e Peru, em setembro. Ele e Tite se conheceram nas aulas da CBF Academy, já que ambos fizeram parte da turma de licença Pro.

Graças a um sorteio, Sampaio e o técnico da seleção ainda fizeram parte do mesmo grupo para discussões nas disciplinas do curso e apresentações de trabalhos.

Titular do meio-campo do Brasil na Copa de 1998, Sampaio ficará entre hoje e quinta-feira na CBF para uma aproximação ao esquema de trabalho de Tite.

“Conversamos bastante, trocamos ideia. Foi legal a integração, abriu a oportunidade. Ele achou legal me levar. Na seleção, há um grupo que está montado, com um histórico recente de conquistas. Quero entender o que ele pensa para um auxiliar”, disse Sampaio.

Quanto à filosofia de jogo, o ex-volante diz compartilhar com o técnico da seleção as ideias de “propor o jogo, sem ser retranqueiro, com posse de bola, tendo uma equipe organizada”.

Com experiências recentes como comentarista e diretor executivo de futebol, o ex-volante nem pensava em migrar para o trabalho à beira do campo quando se matriculou no curso da CBF. Mas aí apareceu a ligação de Juninho Paulista.

“Para ser executivo, é preciso ter visão interdisciplinar. Para montar a comissão técnica, tem que saber a função de cada um. Gosto de aprender. Não é que queria ser treinador. Mas quando se tem um convite da seleção... É uma oportunidade que jamais esperaria. Meu intuito é contribuir”, disse Sampaio.

No planejamento da comissão técnica, outros nomes serão chamados para serem auxiliares pontuais nas outras duas datas Fifa restantes em 2019. A proposta é contar com mais nomes “estudiosos”. Então, deve haver uma decisão sobre quem passará a integrar definitivamente o estafe.

Hoje, estão Cléber Xavier, parceiro de duas décadas do treinador, e o filho de Tite, Matheus Bachi. 


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
O Brasil já ultrapassou as 100 mil mortes pela Covid-19. Para você, quem tem culpa?
O presidente Jair Bolsonaro
Os governadores
Os prefeitos
Ninguém. A doença é incontrolável
PARCIAL