NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Sábado, 19 de Setembro de 2020
ILUSTRADO
Domingo, 09 de Agosto de 2020, 00h:11

Os melhores filmes de super-heróis de todos os tempos

Confira as produções que mais se destacaram nas avaliações de críticos e do público

Batman: O Cavaleiro das Trevas

Os super-heróis dominaram o mundo e as salas de cinemas nos últimos anos, principalmente desde a ascensão do Universo Cinematográfico da Marvel. Uma dessas tramas, inclusive, tornou-se a maior bilheteria da história no último ano — Vingadores: Ultimato arrecadou US$ 2,79 bilhões. Antes disto, no entanto, os heróis já se destacavam nas telas, fosse com obras como Super-Homem, de Richard Donner, ou a trilogia Batman, de Christopher Nolan.

Mas quais, de fato, são os melhores longas do tipo? Para encontrar a resposta, DCIlustrado fez um levantamento da aprovação alcançada por estes filmes em sites especializados. A partir das notas gerais de críticos do Metacritic e do Rotten Tomatoes, assim como do público no IMDb, calculamos uma média para cada produção. 

 

Confira a seguir quais foram os 15 destaques e as notas alcançadas por eles. Deixamos de fora as animações, como Homem-Aranha no Aranhaverso e Os Incríveis, para focar nos filmes live-action. 

 

15. "Homem-Aranha: De Volta ao Lar" (2017), de Jon Watts

Não faltam versões do melhor amigo da vizinhança e, quando o longa de Jon Watts chegou aos cinemas, era a terceira encarnação do Homem-Aranha em uma década. Ainda assim, a interpretação de Tom Holland conquistou os espectadores como se fosse a primeira vez e o filme marcou 73 pontos no Metacritic e 92% de aprovação no Rotten Tomatoes. No IMDb, onde as notas são dadas pelo público, a média foi 7,4 (em uma escala de 0 a 10).
Apresentado aos fãs da Marvel em Capitão América: Guerra Civil (2016), este Peter Parker ainda está no meio do ensino médio, é um geek total e idolatra o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) como ninguém. 

Sony / Divulgação
Tom Holland como o Homem-AranhaSony / Divulgação

14. "Os Vingadores" (2012), de Joss Whedon

O primeiro encontro dos Vingadores, grupo de protetores da Terra reunido por Nick Fury, entrelaça os destinos do Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro. Lançado após diversas pistas, nos longas solo dos heróis, o filme mostra a interação entre os diferentes personagens na luta para derrotar Loki, o deus da trapaça. O embate culmina na épica batalha de Nova York, referenciada em todos os filmes posteriores. Recebeu uma nota 8 do público no IMBb e uma aprovação de 92% dos críticos no Rotten Tomatoes, o que compensa os 69 pontos no Metacritic. 

Divulgação / Marvel Studios
Homem de Ferro, Hulk, Capitão América, Gavião Arqueiro, Thor e Viúva Negra: os primeiros VingadoresDivulgação / Marvel Studios

13. "Mulher-Maravilha" (2017), de Patty Jenkins

Um dos sucessos da DC nos cinemas, Mulher-Maravilha, de Patty Jenkins, também apresentou uma personagem já conhecida pelo público. Gal Gadot foi introduzida como Diana em Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016), de Zack Snyder. Aqui, no entanto, as luzes estão todas na amazona e é possível acompanhar sua história de origem, assim como suas primeiras aventuras com a humanidade, durante a Primeira Guerra Mundial. A produção recebeu notas similares no Metacritic e IMDb, com 76 e 7,4, respectivamente. No Rotten Tomatoes, no entanto, agradou bastante, com 93% de aprovação.

warner / Divulgação
Gal Gadot como a Mulher-Maravilhawarner / Divulgação

12. "Capitão América: Guerra Civil" (2016), de Joe e Anthony Russo

Quase um "Vingadores 2.5", Capitão América: Guerra Civil mostra um verdadeiro embate entre os heróis da Marvel. Após mais um acidente envolvendo as criaturas superpoderosas, surge a questão: as atividades dos heróis devem ou não ser regulamentadas? Tony Stark e Steve Rogers não conseguem concordar, e quando o Capitão América decide que sua lealdade está com o Soldado Invernal e não com os outros Vingadores, o Homem de Ferro chega ao seu limite. Com 91% de aprovação no Rotten Tomatoes, a produção dos irmãos Russo ainda alcançou 75 pontos no Metacritc e 7,8 no IMDb. 

Disney / Divulgação
Capitão América e Homem de Ferro se enfrentam em "Guerra Civil"Disney / Divulgação

11. "X-Men: Dias de um Futuro Esquecido" (2014), Bryan Singer

A jornada dos mutantes no cinema é cheia de pontos altos e baixos. O retorno de Bryan Singer à franquia, após os longas de maior sucesso no início dos anos 2000, teve uma recepção positiva. Na trama, as linhas temporais são bagunçadas quando o professor Xavier e Magneto se unem para evitar a extinção dos mutantes, voltando ao passado para tentar fazer com que suas versões mais novas, e arqui-inimigas, cooperem entre si. Os anos 1980 caíram bem aos X-Men, que conquistaram aqui 75 pontos no Metacritic, 90% de aprovação no Rotten Tomatoes e uma nota 8 no IMDb.

fox / Divulgação
James McAvoy e Patrick Stewart interpretam o professor Charles Xavierfox / Divulgação

10. "Thor: Ragnarok" (2017), de Taika Waititi

Falando em anos 1980, Thor: Ragnarok poderia facilmente ter saído daquela década. O filme de Taika Waititi traz cores, humor e rock para a franquia do Deus do Trovão, que aqui enfrenta seus inimigos ao som de Led Zeppelin. Com uma fórmula que parece livremente inspirada pelo sucesso de Guardiões da Galáxia, de James Gunn, a aventura cósmica ganhou até o apelido de "Guardiões de Asgard". Cópia ou não, foi de longe o filme de Thor com melhor desempenho entre o público e a crítica, garantindo um 7,9 no IMDb, 74 dos críticos no Metacritic e 93% de aprovação no Tomatometer.

Marvel / Divulgação
Chris Hemsworth em "Thor: Ragnarok"Marvel / Divulgação

9. "Super-Homem" (1978), de Richard Donner

Não é um pássaro, muito menos um avião: é o próprio Super-Homem. O longa de 1978, dirigido por Richard Donner, pode até parecer bobo visto com os olhos de 2020, mas foi um verdadeiro precursor no uso dos efeitos especiais (levou o Oscar na categoria, nada menos). Quem vive o homem de aço é Christopher Reeve, em uma interpretação bastante elogiada e que até hoje é considerada por alguns como o Super-Homem definitivo. Um clássico do gênero, a obra recebeu 94% de aprovação no Rotten Tomatoes e 80 pontos no Metacritic. Aqui, o público geral foi o mais severo, e o filme tem média 7,3 no IMDb.

Warner / Divulgação
Christopher Reeve como o Super-HomemWarner / Divulgação

8. "Guardiões da Galáxia" (2014), de James Gunn

Um guaxinim irritadiço, um tronco capaz de repetir apenas a mesma frase, um brucutu azul, uma mulher verde mal-humorada e um meio humano, meio alienígena que insiste em ser chamado de Star Lord. Dê a James Gunn o crédito de transformar os anti-heróis mais desconhecidos da Marvel nas estrelas de um dos longas mais queridos do universo cinematográfico. Ao som dos anos 1980, uma boa dose de dança e muita cor, Guardiões da Galáxia tem média 8 no IMDb, 76 pontos no Metacritic e 91% de aprovação no Tomatometer. 

Marvel / Divulgação
Os anti-heróis que roubam a cena em "Guardiões da Galáxia"Marvel / Divulgação

7. "Homem-Aranha 2" (2004), de Sam Raimi 

Tom Holland não é o único Homem-Aranha a merecer um espaço na seleção de melhores filmes de heróis.  Tobey Maguire também aparece na lista, graças ao desempenho do segundo filme da trilogia de Sam Raimi, no início dos anos 2000. Aqui, o protagonista precisa enfrentar os primeiros passos da vida adulta, enquanto tenta equilibrar os desafios pessoais com as desventuras do cotidiano de super-herói. A produção mantém 93% de aprovação no Rotten Tomatoes, 83 pontos no Metacritic e uma nota 7,3 no IMDb. 

Reprodução / YouTube
Tobey Maguire como Peter Parker, o Homem-AranhaReprodução / YouTube

6. "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" (2012), de Christopher Nolan

O último capítulo da trilogia do Homem-Morcego realizada por Christopher Nolan também merece destaque. O Cavaleiro das Trevas Ressurge conta o desfecho do Batman de Christian Bale, que foi apresentado ainda em 2005 com Batman Begins. Aqui, depois de um período recluso, o justiceiro precisa voltar à ativa para salvar Gotham uma última vez. Ele ainda divide os holofotes com a Mulher-Gato, interpretada por Anne Hathaway. O filme recebeu 78 pontos dos críticos no Metacritic, 87% no Tomatometer e uma média de 8,4 no IMDb. 

Divulgação / Warner Bros
Christian Bale e Anne Hathaway em "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge"Divulgação / Warner Bros

5. "Logan" (2017), de James Mangold

Depois de várias tentativas bastante criticadas de filmes solo de Wolwerine, Hugh Jackman finalmente conseguiu dar ao herói um longa digno com Logan, de James Mangold. O ritmo da franquia X-Men é deixado de lado, no entanto, para dar lugar a uma atmosfera de faroeste distópico. Bastante envelhecido e maltratado pelo tempo, Logan está de volta ainda mais amargurado do que em outras incursões, usando seu tempo para cuidar de um professor Xavier (Patrick Stewart) que também sofre com a velhice. A fórmula agradou: tem uma média 8,1 no IMDb; 77 pontos no Metacritic; e 93% de aprovação no Rotten Tomatoes.  

Divulgação / 20th Century Fox
Hugh Jackman interpretando mais uma vez Wolwerine em "Logan"Divulgação / 20th Century Fox

4. "Homem de Ferro" (2008), de Jon Favreau

Seria impossível a lista não conter o filme que deu início a toda a epopeia do Universo Cinematográfico da Marvel. Aqui, Robert Downey Jr. dá vida ao bilionário Tony Stark, um playboy genial e sem escrúpulos, que ganha dinheiro inventando tecnologias cada vez mais letais para a indústria armamentista. Após ser sequestrado e salvo pela generosidade de um homem bom, no entanto, ele cria seu maior e melhor projeto até então: a armadura do Homem de Ferro. Com grandes poderes, no entanto, vêm grandes responsabilidades, e ele precisa escolher se seguirá com seus velhos hábitos. No Metacritic, manteve uma média 79 com o público especializado, assim como entre os usuários do IMDb (7,9). No Tomatometer, angariou 94% de aprovação e um elogio: "Homem de Ferro turbina o gênero dos super-heróis com sagacidade e um senso de humor contagiante".

Divulgação / Marvel Studios
Robert Downey Jr. como Tony Stark, o Homem de FerroDivulgação / Marvel Studios

3. "Vingadores: Ultimato" (2019), de Joe e Anthony Russo 

Superlativo em todas suas facetas (são três horas de filme, dezenas de superastros e mais de US$ 2 bilhões de bilheteria), Vingadores: Ultimato pode ser considerado o maior filme de super-heróis a partir de vários critérios. A trama acompanha o esforço final dos Vingadores e seus aliados para desfazer o horror gerado por Thanos em Guerra Infinita, ao destruir metade da vida no universo. Também funciona como um desfecho para vários personagens importantes da Marvel, que se despedem do público no épico de ação. Tamanha grandiosidade não foi ignorada nas avaliações, garantindo 78 pontos no Metacritic, uma média 8,4 no IMDb e 94% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Divulgação / Marvel Studios
Thor (Chris Hemsworth), Capitão América (Chris Evans) e Homem de Ferro (Robert Downey Jr) no épico UltimatoDivulgação / Marvel Studios

2. "Pantera Negra" (2018), de Ryan Coogler

Impactante a seu próprio modo, Pantera Negra quebrou barreiras ao trazer uma representatividade em falta na maior parte dos filmes de super-heróis. Com a maior parte do elenco composta por atores negros, assim como por trás das câmeras, o longa de Ryan Coogler foi reconhecido até pela Academia, com seis indicações ao Oscar, incluindo a de melhor filme (a obra levou metade das estatuetas: trilha sonora original, figurino e direção de arte). A história é ambientada em Wakanda, uma próspera e tecnológica nação africana, lar de T’Challa, que além de herdeiro ao trono é o herói Pantera Negra. A produção mantém uma média 7,3 do público geral no IMDb, além de 88 pontos no Metacritic e 96% de aprovação no Rotten Tomatoes. 

Divulgação / Marvel
Chadwick Boseman interpreta o herói Pantera Negra nos cinemasDivulgação / Marvel

1." Batman: O Cavaleiro das Trevas" (2008), de Christopher Nolan

Por falar em Oscar, Heath Ledger conquistou uma estatueta de melhor ator coadjuvante por sua interpretação caótica e esquizofrênica do Coringa. Na trama, há um ar de gato e rato no embate entre ele e o Homem-Morcego, com o palhaço tentando provar ao herói que qualquer pessoa é corruptível — ou simplesmente desejando aterrorizar a todos. Tal vilão é um dos grandes triunfos de O Cavaleiro das Trevas, que 12 anos após seu lançamento segue um favorito entre a crítica e o público. São 84 pontos no Metacritic, por exemplo, e uma média 9 no IMDb (maior que qualquer outro filme de super-heróis). No Rotten Tomatoes, além de sua aprovação de 94%, foi descrito como "sombrio, complexo e inesquecível". 

Divulgação / Warner Bros.
Heath Ledger e Christian Bale em "Batman: O Cavaleiro das Trevas"Divulgação / Warner Bros.

Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
MT terá eleições simultâneas para vereador, prefeito e senador? Você já escolheu seus candidatos?
Sim
Não
Vou anular os votos
Nenhum dos candidatos presta
PARCIAL