Diario de Cuiabá

Sábado, 05 de Dezembro de 2020, 08h:40

Comércio poderá funcionar no feriado de N.S. da Conceição

A permissão da abertura é para lojista do comércio de rua e também de shoppings centers na Capital

Da Reportagem

Conforme a lei municipal nº 5.576, de 24 de agosto de 2012, é feriado municipal no Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição Maria, padroeira da Capital mato-grossense, comemorado em 8 de dezembro.

Porém, o comércio em Cuiabá poderá funcionar normalmente nesee dia.

Segundo o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Fábio Granja, é facultativo aos comerciantes abrirem as lojas desde que sejam seguidas as leis trabalhistas.

Aqueles que optarem em atender os consumidores devem observar que a remuneração das horas trabalhadas dos empregados envolvidos no feriado será em dobro, incluída as comissões de vendas, que serão calculadas pela média mensal.

O pagamento se dará com o fechamento da folha de pagamento do corrente mês em que se trabalhou no feriado ou a compensação em folga.

A escolha entre a folga ou o pagamento em dobro será do empregado. Nos casos em que o empregado optar pela folga, a escolha do dia ficará a cargo do empregador.

Essas medidas têm como base a Convenção Coletiva de Trabalho de 2020, firmada entre os sindicatos patronais e laboral do comércio na Capital.

A permissão da abertura é para lojista do comércio de rua e também de shoppings centers.

Conforme o superintendente da CDL, dezembro é o melhor mês para vendas.

"Vale observar que dezembro é o principal mês em vendas do ano e as perspectivas são positivas, apesar da retomada gradativa, a tendência é superar os números do ano passado. Pensando estrategicamente, a maioria das lojas abrirá", disse.


Fonte: Diario de Cuiabá

Visite o website: diariodecuiaba.com.br