Contaminado pela covid-19 e internado num hospital particular em Cuiabá, desde a sexta-feira, 19, o ex-governador Frederico Campos, de 93 anos, integra a extensa lista de ex-governantes mato-grossenses infectados pela doença que ganhou contornos de pandemia que não exclui nenhuma região nos cinco continentes.
Frederico está em um leito. Segundo um amigo do ex-governador, ele se encontra lúcido, respira sem ajuda de aparelhos, mas sente fortes dores e sofre os efeitos da doença, que dificulta sua respiração. O hospital não divulgou boletim médico sobre seu estado de saúde.
Antes de Frederico a doença infectou os ex-governadores Júlio Campos, Carlos Bezerra, Jayme Campos, Blairo Maggi e Pedro Taques. Dos ex-governantes após a divisão territorial que em 1979 criou Mato Grosso do Sul, somente Silval Barbosa não foi vítima da doença, que também contaminou o governador democrata Mauro Mendes.
Ex-prefeito de Cuiabá, Frederico foi o último governador escolhido ao cargo pelo Colégio Eleitoral criado no regime militar de 1964. Bezerra é deputado federal e presidente regional do MDB. Jayme Campos (DEM) é senador.