NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Domingo, 17 de Janeiro de 2021
POLÍTICA
Quarta-feira, 13 de Janeiro de 2021, 16h:30

RACHA SEM FIM

Janaína questiona liderança e sugere que Emanuel saia do MDB

Deputada questiona vitória do colega na disputa pela reeleição em 2020 e lembra Escândalo do Paletó

KAMILA ARRUDA
Da Reportagem
Secom-AL
A deputada estadual Janaina Riva, que sugere que o prefeito Emanuel Pinheiro deixa o partido

A deputada estadual Janaína Riva não poupou críticas ao prefeito  Emanuel Pinheiro e voltou a sugerir que ele deixe o MDB.

Para a parlamentar, o chefe do Executivo Municipal não representa o partido no cenário político de Mato Grosso. 

Janaina acha que Emanuel está querendo impor uma liderança que não possui por ter sido reeleito prefeito da Capital, no pleito do ano passado. 

“Eu tenho sentido o Emanuel com muita raiva nas falas dele, muita mágoa, muita angústia. Por isso, desde o primeiro momento, eu falei que, na minha opinião, o caminho pra ele era escolher uma nova sigla partidária. Eu acho que ele pode escolher um grande partido. Afinal, ele é um prefeito de capital, mas que essa liderança que ele quer impor dentro do MDB, ele não consegue”, disse. 

As declarações da deputada fazem referência à polêmica o envolvendo a Executiva Municipal da legenda. 

No final do ano passado, a direção do partido na Capital foi destituído, e a própria Janaína chegou a ser anunciada como a nova presidente. 

O seu nome, entretanto, sofreu forte resistência de Emanuel, que defende a permanência do advogado Francisco Faiad na presidência do Diretório.

Por conta da briga, a legenda está sem comando em Cuiabá, e o partido segue rachado. 

Na semana passada, inclusive, o prefeito chegou a afirmar que, se Faiad fosse tirado do cargo, ele não aceitaria aparar as arestas com os correligionários da legenda. 

“Essa conversa do Emanuel tem sido muito mal recebida, ninguém no partido aceita imposição, o MDB nunca funcionou assim. No seu histórico, o partido já teve várias desavenças com lideranças muito consolidadas no Estado e permaneceu ileso. Quem acabou saindo foram as lideranças. Então, no MDB, não se aceita esse tipo de imposição”, afirmou Janaína.

A deputada admitiu que é natural que o comando da Executiva Municipal seja uma indicação do prefeito, mas, para ela, Emanuel trabalha para fortalecer outras agremiações. 

“É claro que a gente respeita muito o prefeito, porque é o prefeito da capital, e é natural o diretório ficar sempre com o prefeito. Mas aqui temos uma situação atípica em que o prefeito, em tese ,está no MDB, mas o seu espolio político, seu grupo político, ninguém é do MDB, é do PTB, PP, PV... Enfim, são de outros partidos”, completou. 

A deputada teme que isso prejudique a disputa a cargos eletivos no pleito de 2022.  

“O nosso foco é 2022. A gente já começa a pensar nas eleição de deputados estaduais e federai. E como vamos deixar o partido nas mãos de uma liderança que tem como prioridade reeleger um deputado federal, que é do PTB, e deve ter como prioridade eleger deputados que, muito provavelmente, não sejam do MDB?, questionou. 

Janaína foi mais mais além e afirmou que Emanuel não saiu vitorioso do pleito do ano passado.

“As pessoas não entenderam como ele voltou a ser prefeito de Cuiabá. Foi uma diferença de apenas seis mil votos. Ele não entendeu que as pessoas votaram nele mesmo com o Escândalo do Paletó, porque não queriam votar no Abilio [Júnior, do Podemos]. Foi uma vergonha para toda a capital ter um prefeito filmado como Emanuel foi. Então, essa não é uma vitória de glória. Se eu fosse ele, tinha saído da vida pública”, disse.  


2 COMENTÁRIOS:







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.

Octávio Augusto Regis de oliveira  15-01-2021 08:32:36
Olhe primeiro só redor, para depois. JULGAR outros

Responder

1
0
willer h Pinheiro  14-01-2021 09:22:25
E voçe Janaina, seu pai e santo, vc tambem deveria sair da vida publica, ou vc nao e filha do maior ladrao de MT.

Responder

2
1



ENQUETE
Qual deve ser a prioridade do 2º mandato do prefeito Emanuel Pinheiro?
Melhorar o transporte coletivo
Tornar a Saúde Pública acessível a todos
Ampliar a Assistência Social
Educação para todos
PARCIAL