NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 23 de Abril de 2025

CIDADES
Quarta-feira, 23 de Abril de 2025, 00h:00

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

Só 7% do público-alvo se vacinou contra gripe em uma semana

Da Reportagem

Em Cuiabá, a campanha de vacinação contra a gripe imunizou apenas 12.252 pessoas, o que representa cerca de 7% do público-alvo estimado em 138 mil pessoas. A meta é vacinar pelo menos 90% desse total até o encerramento da mobilização, proporcionando maior proteção à população.

A vacina contra a gripe protege contra três tipos do vírus influenza – H1N1, H3N2 e influenza B – e está disponível em todas as 73 unidades básicas de saúde (UBSs) da Capital. Os dados, divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), são referentes ao período de 7 a 15 de abril, o correspondente a sete dias úteis.

Fazem parte do grupo prioritário: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; idosos (60 anos ou mais); povos indígenas e quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde, professores e profissionais das forças de segurança e salvamento; caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários; trabalhadores dos Correios; pessoas com deficiência permanente; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; além da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, caderneta de vacinação e, no caso de pertencer a algum grupo prioritário, um comprovante, como laudo médico ou documento funcional.

Segundo a secretária adjunta de Atenção Primária da SMS, Catarina Célia de Araújo, a vacina contra a influenza passou a integrar o calendário de rotina para alguns grupos, o que significa que estará disponível durante todo o ano.

“Este ano, gestantes, idosos e crianças de 6 meses a menores de 6 anos – ou seja, até 5 anos, 11 meses e 29 dias – terão acesso contínuo à vacina. Isso é fundamental para prevenir internações e até óbitos decorrentes da gripe”, disse.

Catarina Araújo reforça a importância da imunização como forma de proteção coletiva e alívio à rede de saúde. “A adesão da população à campanha é fundamental para reduzir a circulação do vírus e evitar o agravamento de casos. Quanto mais pessoas protegidas, menores são os impactos sobre os serviços de saúde”, afirmou.

A Prefeitura de Cuiabá reforça o chamado para que a população pertencente aos grupos prioritários compareça às unidades de saúde. O dia “D” de vacinação está programado para o dia 10 de maio, quando todas as UBSs funcionarão com atendimento especial para facilitar o acesso à vacina.

 


Edição EDIÇÃO 16680




ENQUETE
O que você acha da Tolerância Zero, medida do Governo para combater facções em MT?
Acertada. É preciso bater de frente contra as organizações criminosas
Demorou. As facções se tornaram um desafio constante para a Polícia
Antes tarde. É uma ocasião para intensificar o combate ao tráfico de drogas
PARCIAL